Promover ações de conscientização com foco no uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos é fundamental para construir uma gestão pública mais eficiente e menos impactante ao meio ambiente.
Essas iniciativas objetivam a mudança na cultura organizacional e a mudança de hábitos por meio de ações de sensibilização como eventos, rodas de conversa, campanhas de mídia e palestras personalizadas nas unidades, bem como cursos promovidos em parceria com o Centro de Formação e Gestão Judiciária do STJ, o CEFOR.
Dentre essas ações destacam-se os eventos da Semana do Meio Ambiente, o Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES) e a Ambientação para Novos Servidores, onde apresenta-se o tema sustentabilidade para os servidores recém-chegados ao Tribunal.
Durante 2018 o STJ promoveu os Encontros de Licitações Sustentáveis, onde especialistas conceituados de diversas instituições públicas do país compartilharam seu conhecimento sobre essa temática e desde 2022 tem organizado a ação de benchmarking Papo entre Gestores para apresentação de boas práticas e iniciativas inovadoras para os gestores e servidores em geral do Tribunal.
Promovido desde 2014 pelo STJ, o SPES fomenta a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na administração pública e tornou-se referência no tema, contando com participação de um público formado por servidores e autoridades de instituições públicas de todo o país.
Em suas onze edições houve importantes debates como os que originaram a política de sustentabilidade no Poder Judiciário e outros relacionados a direitos humanos, inclusão social, inovação, compras públicas, terceirização de serviços, gestão de resíduos e uso racional de recursos naturais.
Acesse nos links a seguir as edições do SPES