Uso racional de recursos
 
 
 
 
04/04/2019 12:59

...


Eficiência do gasto público

O promoção da sustentabilidade na gestão pública demanda iniciativas que estimulem a eficiência no uso dos recursos demandados pelas instituições para a execução de suas atribuições. Nesse sentido, a AGS monitora processos de trabalho e o comportamento de diversos indicadores por meio do Plano de Logística Sustentável, identificando oportunidades de melhoria na gestão dos recursos do Tribunal.

Uma das ações relacionadas ao uso racional de recursos é a Campanha Consumo Consciente, criada na AGS (então PRSA) em 2010 e ganhadora do primeiro lugar do 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P em 2014, na categoria “Inovação na gestão pública”. A ação é promovida continuamente pela AGS por meio de levantamento de dados das unidades a serem visitadas e apresentação de palestras personalizadas nessas unidades tratando de gestão de resíduos, consumo de materiais, nível de ociosidade de impressoras, gestão sustentável, entre outros.

Outra medida sustentável, a Semana de Descarte, foi idealizada pela unidade em 2013 e ocorre anualmente em parceria com a unidade de Patrimônio e Almoxarifado para que materiais de consumo e equipamentos que não estejam sendo utilizados nas unidades sejam devolvidos, tonando mais eficiente a alocação de recursos e do espaço físico no Tribunal.

Em março de 2020, o Tribunal adotou o trabalho remoto como medida de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a produtividade e promoveu a racionalização de recursos públicos em despesas como energia elétrica, água e papel, segundo balanço feito pela área de gestão sustentável da corte. Foi criado um painel para monitorar o consumo desses itens. Os dados coletados com referência aos primeiros quatro meses do ano registraram uma economia de R$ 815 mil, em comparação ao mesmo período de 2019.



​​