O podcast STJ No Seu Dia desta semana fala sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids. O redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fabrício Azevedo participou do programa e contou aos jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide detalhes da reportagem especial que escreveu sobre o tema.
O dia 1º de dezembro é o Dia de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde para alertar quanto aos riscos da doença e para reforçar a necessidade de prevenção. E o Tribunal da Cidadania, cuja fachada está iluminada em apoio à campanha Dezembro Vermelho, tem importantes decisões voltadas para a garantia de direitos das pessoas que lutam contra a doença.
"Acho que é muito importante nesse momento que a gente está vivendo, de outra pandemia, lembrar que já existe uma jurisprudência sobre doenças infecciosas no tribunal, que protege o cidadão", destacou Fabrício.
No programa, ele comenta o cenário da doença no mundo e lembra casos importantes julgados pelo STJ, como a permissão de saque do FGTS e do BPC para custear tratamento, e o julgamento que reconheceu o direito à privacidade dos exames de HIV.
O STJ No Seu Dia traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial publicada no site do STJ, sempre com base na jurisprudência do tribunal. As reportagens são publicadas todo domingo no portal da corte, abordando tanto questões institucionais como jurisprudenciais.
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília/DF). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.