O desembargador convocado João Batista Moreira participou, nesta terça-feira (7), de sua primeira sessão na Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado vai ocupar provisoriamente a vaga do ministro aposentado Jorge Mussi, que deixou a corte em dezembro.
Ao saudar o novo colega, o presidente do colegiado, ministro Joel Ilan Paciornik, destacou o seu currículo acadêmico e profissional, lembrando que ele já atuou como delegado da Polícia Federal, procurador da República e juiz, antes de chegar a desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Os demais ministros e o subprocurador-geral da República Francisco de Assis Vieira Sanseverino, que acompanhava a sessão, associaram-se às boas-vindas e desejaram sucesso ao desembargador convocado em sua atuação no STJ.
João Batista Moreira afirmou que servir ao tribunal será um desafio e uma grande responsabilidade, especialmente por substituir o ministro Mussi.
"O que me deixa confortável é o fato de encontrar uma estrada pavimentada pela jurisprudência e uma eficiente equipe de servidores, além de todo o suporte administrativo da presidência do tribunal", comentou.
Natural de Patos de Minas (MG), João Batista Moreira se formou em direito pela Universidade Federal do Pará. É mestre e doutor em direito administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tornou-se juiz federal em 1987, com atuação nas seções judiciárias do Acre, Goiás, Amazonas, Piauí e Tocantins. Em 2001, foi promovido para o TRF1.