Nascimento: 20 de julho de 1944, em Caxias - MA. Filiação: Edson Castro Vidigal e Maria Helena Carvalho. Cônjuge: Eurídice Maria da Nóbrega e Silva Vidigal. Filhos: Edson Carvalho Vidigal Filho, Everardo José Câmara Vidigal, Edson José Travassos Vidigal, Erick José Travassos Vidigal, Ernesto José Travassos Vidigal, Eduardo José Travassos Vidigal (in memoriam). Enteados: Rodolpho Augusto, Maria Paula e Ana Catarina Gurgel de Souza.
Formação Acadêmica
Graduação: Direito - Universidade de Brasília - UnB; Pós-Graduação: Teoria Geral do Direito Público; Filosofia do Direito e Criminologia, todos na Universidade de Brasília - UnB. Outros Cursos: Administração Pública Municipal, UnB; Legislação Social, USP; Direito Americano e Pensamento Político Brasileiro - Extensão, UnB.
Principais Atividades Exercidas
Magistratura: Ministro do Tribunal Federal de Recursos, a partir de 9/12/1987. Ministro do Superior Tribunal de Justiça, a partir da Constituição de l988. Membro do Conselho da Justiça Federal. Ministro do Tribunal Superior Eleitoral - Biênio 6/1998 - 6/2000. Corregedor-Geral Eleitoral - período março a junho/2000. Presidente da 3ª Seção e da 5ª Turma - Biênio l996/1998. Ministro Diretor da Revista do STJ - Biênio 1997/1999. Membro do Conselho de Administração. Foi membro da Comissão de Jurisprudência do STJ. Vice-Presidente do STJ, da Corte Especial e do Conselho de Justiça Federal - Biênio 4/2002 - 4/2004. Presidente do STJ, da Corte Especial e do Conselho de Justiça Federal - Biênio 4/2004 - 4/2006. Aposentado do cargo de Ministro do STJ, a partir de 29/3/2006.
Magistério: Na UnB, foi professor de Introdução à Ciência do Direito; de Jurisprudência do Direito Penal e de Direito Eleitoral. Na Universidade Federal da Bahia, foi professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral.Professor de Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão.
Outras atividades: Vereador em Caxias – MA, 1963/1964, quando foi cassado e preso. Deputado Federal pelo Maranhão - 1979 a 1983. Na Câmara dos Deputados, foi: Presidente das Comissões de Ciência e Tecnologia e de Comunicações; Presidente do 1º Seminário sobre Informática; Presidente do 1º Simpósio sobre o Inventor Nacional; Presidente do 1º Simpósio sobre Direito Autoral; Relator da CPI dos Juros e da Subcomissão de Investigações do Projeto Jari, da Amazônia. Jornalista, trabalhou na Veja, O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. Advogado, atuou no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais Superiores. Procurador Judicial do Estado do Espírito Santo. Analista-Consultor no projeto-piloto do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para a informatização do processo eleitoral no País. Assessor Especial do Presidente da República para assuntos do Judiciário e do Ministério Público. Consultor Jurídico do Ministério dos Transportes. Membro da Academia Maranhense de Letras.
Publicações: Diversos livros publicados e mais de uma dezena de condecorações oficiais.