Boletim Tome Nota


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Boletim Tome Nota

2019

Edição 69 - 23/04/2019 - A Tomada de Decisão na Gestão de Projetos

A tomada de decisão é uma habilidade importante no contexto pessoal, organizacional e de gerenciamento de projetos e faz parte da nossa rotina. Escolher qual camisa usar, o que comer no café da manhã e qual caminho para ir ao trabalho são pequenos exemplos que fazemos logo no início do nosso dia. Essas escolhas normalmente são intuitivas ou habituais e nem as percebemos.
No contexto do gerenciamento de projetos, os patrocinadores, os gestores e a equipe técnica deliberam sobre diversos aspectos como os investimentos financeiros a serem realizados, a aprovação de novos itens do portfólio, a determinação das prioridades, a escolha das ferramentas e técnicas para elaboração dos produtos, os treinamentos que serão realizados, as formas de comunicação, o aumento ou a redução de um escopo, entre outros.

Edição 68 - 29/03/2019 - Montando a equipe dos sonhos com um técnico de primeira

Até os menos interessados em esportes dificilmente ignoram o que ocorre quando a seleção brasileira de futebol se prepara para uma Copa do Mundo. E nestas horas se diz que há “200 milhões de técnicos” escalando a equipe dos sonhos que trará uma taça para casa. Imaginem se a escalação fosse de Neymar, Pelé, Garrincha, Zico, Raí, Sócrates e, para garantir, dois ótimos goleiros defendendo as traves? Será que só colocando “feras” no time a vitória seria garantida?

Edição 67 - 19/03/2019 - Que estratégias adotar para envolver as partes interessadas?

Para o sucesso de qualquer projeto é fundamental que seus gestores identifiquem cada parte interessada, para determinar suas expectativas em relação à iniciativa. E esse processo deve ser feito periodicamente, pois as partes interessadas são dinâmicas, podendo mudar ao longo do ciclo de vida.

Edição 66 - 28/02/2019 -Além dos muros do STJ

Este Tome Nota quer contribuir para a compreensão de quais são as atividades mais destacadas do chamado “ecossistema jurídico” do Brasil e do mundo, que inclui o STJ. Serão apresentadas as áreas de atuação de empresas que são denominadas “legal tech” ou “law tech” (ou seja, de tecnologia legal ou que atuam na área legal), pois algumas dessas firmas são, de alguma forma, partícipes na dinâmica dos processos judiciais que chegam diariamente à esta Corte.

Edição 65 -15/02/2019 - Desafios da comunicação em projetos

Comunicar não significa simplesmente passar um e-mail à equipe de projeto ou de trabalho, publicar um relatório na intranet, incluir uma definição num wiki, colar um post-it no painel canvas ou pregar um aviso no mural. A comunicação é um processo de passar informação e de ter certeza que há compreensão dos destinatários. Se não há entendimento da mensagem, não comunicou.

2018

Edição 64 - 12/12/2018 - Jornada do Usuário: uma poderosa ferramenta do Design Thinking

O mapa da jornada do usuário é uma das principais ferramentas utilizadas na fase da empatia. Ele tem como objetivo central entender como ocorre o “antes”, o “durante” e o “depois” do cliente ao utilizar um produto ou um serviço. Trata-se de uma representação gráfica das etapas de relacionamento do cliente com um produto ou um serviço que possibilita aos gestores de projetos perceberem como os usuários pensam e sentem durante a experiência de uso, visando sempre a identificação de melhorias ou novas funcionalidades.

Edição 63 - 04/12/2018 - Coleta de requisitos: elemento chave para o sucesso do projeto

Requisitos refletem as necessidades e as expectativas das partes interessadas no projeto, principalmente os usuários. Eles incluem as condições, detalhes técnicos ou características que os demandantes desejam que sejam cumpridas para que se tenha um bom nível de satisfação.

Edição 62 - 09/11/2018 - Delegação das tarefas do projeto

Você é daqueles que se sente sobrecarregado? Leva trabalho para casa? Tem receio de perder o controle do projeto? Acha que a equipe técnica não fará o trabalho da forma correta? Tem medo de não ser mais indispensável para a chefia? Considera a equipe inexperiente? Acha que alguém poderá fazer melhor e pôr em risco a gestão do seu projeto? Essas e outras questões nos fazem refletir sobre o tema que será abordado neste Tome Nota: a delegação de tarefas em projetos.

Edição 61 - 19/10/2018 - Como aplicar o Design Thinking?

Design Thinking (DT) é uma abordagem para a resolução de problemas complexos, desenvolvida com enfoque na colaboração e centrada nas necessidades do usuário da solução, em oposição à consideração principal numa suposta qualidade intrínseca do produto a ser proposto que é pensada com foco em quem disponibiliza o serviço. Nas palavras do especialista no tema, o professor Tim Brown, o DT pode ser descrito como uma disciplina que usa a sensibilidade do projetista e métodos para combinar as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente possível e com uma estratégia de negócios viável, que pode se converter em valor para o cliente e para o mercado.

Edição 60 - 14/09/2018 - Patrocínio, prazos e mudanças: temas relevantes na gestão de projetos

Entre os desafios comuns vivenciados no gerenciamento de projetos destacam-se buscar a participação ativa do patrocinador e saber lidar com prazos apertados e mudanças constantes. Esses temas serão detalhados neste Tome Nota.

Edição 59 - 15/08/2018 - Mapeamento de Processo: Ponto de Partida para Início de um Novo Projeto

Neste Tome Nota são apresentados alguns conceitos, técnicas e dicas úteis para a modelagem de um processo organizacional.

Edição 58 - 12/07/2018 - Como minimizar o estresse no Gerenciamento de Projetos

Tendo em vista a ligação intrínseca entre o estresse e o gerenciamento de projetos, serão apresentadas nesse Tome Nota algumas dicas úteis, que lhe ajudarão a lidar com este desafio muito comum da era atual.

Edição 57 - 15/06/2018 - As marcas de um gestor

Assumir o papel de gestor de projetos ou de equipes é considerado um grande desafio. Além da responsabilidade das atividades gerenciais, é preciso o desenvolvimento contínuo em habilidades e competências como liderança, comunicação, negociação, persistência, disciplina, capacidade de planejamento, informática dentre outras.

Edição 56 - 27/04/2018 - 5 Ideias para Mitigar Mudanças de Escopo

É preciso estar atento à realidade de que toda e qualquer mudança no escopo pode impactar diretamente nos custos e no cronograma e, por vezes, até inviabilizar a concretização e finalização do projeto.

Edição 55 - 15/03/2018 - Como anda o seu projeto?

Não utilizar indicadores para monitorar o progresso de projetos seria como tratar de um paciente sem a realização de exames, restando como fontes de informação: a aparência e os sintomas.

Edição 54 - 28/12/2018 - Gestão de Projetos aplicada no dia a dia

Os projetos que realizamos como a viagem, o casamento, a aquisição do apartamento, entre outros, certamente necessitam ter um escopo e cronograma bem definidos, envolvem comunicações, riscos e, na grande maioria das vezes, possuem custos envolvidos. Nesse sentido, apresentamos algumas dicas de ferramentas e técnicas úteis para lidar com os projetos pessoais.

2017

Edição 53 - 07/12/2017 - A Arte da Negociação

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os bons negociadores já nascem com essa aptidão, é possível estudar e aprimorar essa habilidade desenvolvendo algumas estratégias que serão exemplificadas neste Tome Nota.

Edição 52 - 24/11/2017 - Agressiva, Passiva ou Assertiva? Qual seu estilo de comunicação?

Realizamos uma pesquisa na área da psicologia para abordar os três estilos básicos de comunicação: a passiva, ou 'capacho', a agressiva, ou ‘a fera', e a assertiva.

Edição 51 - 10/11/2017 - Inovação no setor público

Atualmente experimentamos cada vez mais a Transformação Digital que promove avanços tecnológicos diversos como Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, dentre outros. Os canais por meio dos quais nos comunicamos são cada vez mais simples de acessar e de usar, facilitando a participação de um número ilimitado de pessoas que exigem informação imediata e contínua. Toda essa mudança é só uma questão de tecnologia? Ou apesar de tantos avanços em comodidades de toda ordem, estamos realmente apenas na ponta do iceberg do potencial evolutivo? Como não ficarmos ansiosos com tantos questionamentos? Como trataremos desse tsunami na Administração Pública?

Edição 50 - 27/10/2017 - 5 dicas especiais do sistema SEI

Neste Tome Nota serão aprofundadas algumas dicas de ouro de uso do sistema de gestão documental utilizado no STJ – o sistema SEI

Edição 49 - 06/10/2017 - Gestão de Projetos: o que eu ganho com isto?

Muitos gestores e integrantes das equipes dos projetos até reconhecem a importância da adoção das boas práticas, mas por outro lado possuem uma ansiedade para partir direto para a execução, pois querem ver logo os produtos implementados. Para minimizar esse erro, serão destacados pelo menos três ganhos do uso de métodos e ferramentas de gestão de projetos.

Edição 48 - 22/09/2017 - Segredos de uma apresentação eficaz

Buscar o envolvimento dos participantes de reunião para fazer o lançamento de um projeto, expor sua situação, propor melhorias ou analisar as dificuldades vivenciadas não é uma tarefa fácil. É preciso saber o que realmente deve ser dito, criando uma empatia com os presentes, caso contrário, muitos ficam dispersos e focados em outros afazeres. Assim, preparar uma boa apresentação exige esforço, pesquisa e conhecimento técnico do assunto. É necessário fornecer informações essenciais, sem erros, de fácil entendimento e com elementos visuais agradáveis. Este Tome Nota traz algumas dicas que o ajudarão na construção de suas próximas apresentações.

Edição 47 - 06/09/2017 - Como lidar com o excesso de informações?

É comum começarmos o dia já com a cabeça cheia de coisas para fazer: tarefas, lembretes, reuniões, processos, recados, telefonemas, e-mails e mensagens de WhatsApp. Enfim, a mesa cheia e mente a mil. Muitas vezes nos sentimos sem tempo para realizar tudo o que nos é demandado. Essa questão é tão marcante que é a chamada information overload, em português, sobrecarga de informação. Esse excesso pode gerar muitas consequências para as pessoas, como depressão, angústia, ansiedade, taquicardia, entre outras.

Edição 46 - 25/08/2017 - Comunicação não violenta

CNV é um método desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, um especialista em arbitragem e treinamento em técnicas comunicativas. Rosenberg define que uma comunicação eficaz deve ser feita com empatia, ou seja, com a correta compreensão da mensagem antes de responder ao interlocutor, abdicando de opiniões e julgamentos.

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