Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o conceito de cidadania vai além do dever de fazer justiça em seus julgados.
Valorizar a história, o patrimônio, a arte, a cultura e a educação também é parte da iniciativa do Tribunal de se aproximar cada vez mais do cidadão.
O Museu do STJ contribui significativamente para esse objetivo, desenvolvendo projetos que buscam integrar as pessoas ao Judiciário.
São várias as iniciativas do Museu, que funciona no STJ desde 1990.
Exposições Temporárias e Permanentes
Os direitos culturais que compõem a cidadania e a sua promoção são exigências indispensáveis para desenvolver a dignidade humana. As Exposições Permanentes e as Exposições Temporárias fomentam o desenvolvimento artístico e cultural da sociedade por meio da disponibilização de acervos, produção de mostras artísticas e lançamentos de livros, entre outros serviços.
O acesso às obras de arte expostas na galeria do Espaço Cultural STJ é disponibilizado ao cidadão, tanto presencialmente como em formato digital possibilitando uma imersão online ao acessar os Tours Virtuais das exposições artísticas. Este recurso está disponível para todas as exposições realizadas a partir de 2022.
Com a finalidade de expandir o conhecimento do público interno e externo acerca da valiosa pinacoteca do STJ, deu-se início à publicação Arte no Tribunal. Esta publicação periódica objetiva apresentar, a cada número, uma obra de arte desse significativo acervo que tanto enobrece o patrimônio da Corte e ornamenta nossos recintos, fazendo a arte um elemento permanente e harmonizador em nossa atmosfera de trabalho.
A Galeria do Espaço Cultural do STJ já abrigou mais de 170 exposições com obras de artistas das mais diversas partes do Brasil e do exterior. Com o objetivo de alcançar maior visibilidade social e proporcionar à sociedade amplo acesso aos conteúdos culturais desenvolvidos no ambiente do STJ, além de assegurar o registro histórico dos eventos, já se encontram disponibilizadas algumas Exposições no Flickr. O objetivo é o de que a maior parte das exposições artísticas temporárias que ocuparam o Espaço Cultural STJ sejam igualmente disponibilizadas neste formato.
Editoração Cultural
A Editoração Cultural é responsável pela edição da obra “Coletânea de Julgados e Momentos Jurídicos dos Magistrados no TFR e STJ” e “Presidentes do STJ – Dados Biográficos”.
Por meio dessa importante inciativa cultural, a Coordenaria disponibiliza à sociedade, para estudo, pesquisa e conhecimento, uma visão histórica das valorosas e relevantes contribuições que os Exmos. Srs. Ministros do Tribunal Federal de Recursos e do Superior Tribunal de Justiça legaram à sociedade nos mais diversos aspectos e dimensões.
A visitação das exposições permanentes do Museu do STJ está suspensa até o final de março, devido à realização de reforma no ambiente.