A Assessoria de Apoio a Julgamento Colegiado (AJC) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou na última quarta-feira (1º) o funcionamento presencial. Com a finalidade de promover mais segurança aos servidores e jurisdicionados neste momento de pandemia, o setor definiu uma nova forma de interação – o atendimento via Google Meet e WhatsApp, que já era feito na modalidade não presencial.
A partir de agora, o advogado que estiver presente na sede do STJ poderá comparecer à assessoria e ser atendido, a partir da sala de atendimento do setor, com o uso das ferramentas Google Meet e WhatsApp, enquanto o servidor ficará em sua estação de trabalho. Dessa forma, os dois realizarão a comunicação por meio de reunião por aplicativo, dispensando qualquer contato físico.
Para a chefe da AJC, Valéria Dusi, a expectativa é de que essa nova forma de interação, criada em virtude da pandemia, continue em funcionamento posteriormente.
"É mais uma opção de atendimento aos advogados, servidores e quem mais necessitar dos nossos serviços. A intenção é sempre expandir, facilitar o acesso ao tribunal e às suas decisões colegiadas, que são a principal atividade do STJ na busca da interpretação e uniformização da legislação federal infraconstitucional."
O atendimento por telefone, WhatsApp e Google Meet na modalidade não presencial permanece em funcionamento no mesmo horário, das 9h às 19h.
Vinculada à Presidência do STJ, a AJC é a unidade responsável pela organização e pelo suporte das sessões de julgamento e audiências públicas no âmbito das seções de direito público, privado e penal, e de suas respectivas turmas – exceto da Corte Especial.
Entre suas funções, estão gerir o calendário anual de sessões e o cronograma de pautas, providenciar a conferência de processos e a publicação de editais de transferência, registrar e validar pedidos de preferência ou sustentação oral.
Para entrar em contato com a AJC, que está localizada no segundo andar do Prédio da Administração, o usuário pode ligar ou mandar mensagem via WhatsApp para (61) 3319-9710 ou 3319-9160, ou, ainda, enviar e-mail para [email protected].