Criado para agilizar o atendimento ao jurisdicionado, o Balcão Virtual da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) completa um ano nesta sexta-feira (1º).
O balcão se destina a atender, em plataforma de videoconferência, advogados ou representantes legais das partes nos processos judiciais de competência da Presidência do STJ, para prestação de informações processuais e esclarecimentos gerais sobre a tramitação ou sobre os serviços disponíveis para partes e advogados.
Com 1.850 atendimentos realizados nos últimos doze meses, o Balcão Virtual da Presidência democratiza o acesso à Justiça, facilitando o contato entre pessoas de qualquer lugar do Brasil e o tribunal. Ao evitar deslocamentos físicos, o serviço ajuda a aumentar a taxa de comparecimento aos atendimentos previamente agendados – que, hoje, está em 95,96%.
O balcão atendeu usuários de todas as regiões, com destaque, entre as capitais, para Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na quantidade de demandas.
O serviço também mostrou alto desempenho durante o recesso forense. No período de 20 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, foram realizados 92 atendimentos a advogados e outros cidadãos de 11 unidades federativas diferentes. Em julho deste ano, mês de férias forenses, o número chegou a 183.