"Em todas as minhas fotos, procuro os detalhes: cada cena costuma revelar uma característica única". A busca por enxergar singularidades em elementos cotidianos permeia as fotos de autoria do ministro Sebastião Reis Junior, expostas na mostra fotográfica Todos Lugares, inaugurada nesta quarta-feira (13), no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As cenas que compõem a exposição foram captadas pela lente do ministro em cidades do Brasil e do exterior, e trazem situações muito diversas – desde manifestações sociais até observações da realidade por uma perspectiva orientada a detalhes.
A mostra reúne cerca de 70 fotografias produzidas ao longo de seis anos. A curadoria da exposição ficou a cargo de Juan Esteves, fotógrafo e amigo de longa data do ministro. "Com seu olhar sagaz, Sebastião enxerga coisas – principalmente sobre o ser humano – que muita gente não vê", afirmou o curador.Para Sebastião Reis Junior, fotografar é um meio de manifestar o que pensa ou sente: "Desde que percebi que poderia me expressar por imagens, a câmera tornou-se uma companheira frequente em viagens, passeios e caminhadas".
Desde então, a jornada do ministro na fotografia já rendeu outros frutos, como a exposição sobre presas trans promovida em seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e o livro Translúcida, organizado pelo próprio fotógrafo e lançado no final de junho. O ministro é também autor do livro de fotografia Riscos, publicado em 2021.
A inauguração da mostra contou com a presença, entre outros convidados, de vários colegas do STJ: as ministras Maria Thereza de Assis Moura (presidente da corte), Laurita Vaz, Assusete Magalhães e Regina Helena Costa; os ministros Og Fernandes (vice-presidente), João Otávio de Noronha, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques, Raul Araújo, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sérgio Kukina, Moura Ribeiro, Rogerio Schietti Cruz, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Antonio Saldanha Palheiro, Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues; e os desembargadores convocados Jesuíno Rissato e João Batista Moreira. Também esteve presente o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Cruz Macedo.
A exposição Todos Lugares poderá ser visitada até 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. O Espaço Cultural fica no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do STJ, em Brasília. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone (61) 3319-6212 ou pelo e-mail [email protected].