Representantes de órgãos da Justiça de todo o país participam do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorre nesta segunda (4) e na terça-feira (5) em Salvador. O evento discute os caminhos para a elaboração da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2024. Na abertura do encontro, foi lançado o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
Ao saudar os dirigentes dos 90 tribunais presentes à abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, conclamou-os a apresentarem suas demandas para a construção coletiva das metas do Poder Judiciário.
"Desejo que seja um momento de partilha de ideias e de confraternização. Estamos aqui para pensarmos as melhores soluções para o Judiciário brasileiro", afirmou Barroso.
A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, também participou da abertura do encontro. Estiveram presentes, ainda, entre muitas outras autoridades, o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Joseli Parente Camelo; e o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça.
Promovido pelo CNJ, o evento conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), do governo do estado e da prefeitura de Salvador.