O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) inaugura, nesta quarta-feira (13), das 18h30 às 21h, a mostra fotográfica Todos Lugares, do ministro e fotógrafo Sebastião Reis Junior. Até 13 de outubro, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
A mostra reúne em torno de 70 fotografias produzidas pelo ministro ao longo de seis anos, impressas com tintas de pigmento mineral sobre papel de algodão. Organizada em blocos, a exposição congrega assuntos e contextos diversos: de personagens em diferentes cenários – como a Ilha de Marajó e o arquipélago dos Açores – a manifestações políticas – como de indígenas em Brasília e de estudantes em Paris.
A jornada do ministro na fotografia já rendeu outros frutos, como a exposição sobre presas trans promovida em seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e o livro Translúcida, organizado pelo próprio fotógrafo e lançado no final de junho. O ministro é também autor do livro de fotografia Riscos, publicado em 2021.
"Espero que as pessoas gostem. Tudo foi feito com muito carinho – não só a fotografia, mas também a seleção das fotos e a organização da exposição. Sou apaixonado por fotografia, e tomara que as pessoas compreendam o que eu quero mostrar com isso tudo", resumiu Sebastião Reis Junior.
O Espaço Cultural STJ fica no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do tribunal, em Brasília. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone (61) 3319-6212 ou pelo e-mail [email protected].