Exposição de Sebastião Salgado é inaugurada no STJ; fotos passam a fazer parte do acervo do tribunal
 
 
 
17/04/2023 21:49

...

A beleza, a força e a luta das populações indígenas que habitam a Amazônia dão o tom das 20 fotografias que compõem a exposição Povos Indígenas: Natureza e Justiça, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, inaugurada oficialmente na noite desta segunda-feira (17) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A inauguração ocorreu logo após a abertura do simpósio internacional sobre os direitos indígenas, realizado pelo STJ entre esta segunda e terça-feira (18).

A exposição – que tem o patrocínio do Banco do Brasil – será aberta ao público em geral na quarta-feira (19); antes, ela é restrita aos participantes inscritos no simpósio (confira, no final deste texto, informações sobre o agendamento para visitas a partir do dia 19).​​​​​​​​​

Para a ministra Maria Thereza de Assis Moura, a obra de Salgado captura “a paleta de sentimentos dos seres humanos”. | Foto: Lucas Pricken/STJ
Após a mostra, as fotografias passarão a compor o acervo permanente do tribunal. As obras foram doadas por Sebastião Salgado e por sua esposa, a artista Lélia Wanick Salgado, que foi homenageada na abertura do simpósio. O termo de doação foi assinado pelo casal e pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Ao inaugurar a exposição, Maria Thereza de Assis Moura ressaltou que as fotos de Sebastião Salgado "capturam a paleta de sentimentos dos seres humanos, além da grandiosidade e da exuberância da natureza". A ministra também agradeceu ao casal pela doação das obras ao STJ e destacou que elas serão posicionadas em espaços públicos do tribunal.

Imagens aproximam espectador do bioma amazônico

Segundo Sebastião Salgado, a entrega das fotos não é apenas ao STJ, "mas uma doação a todo o Brasil".​​​​​​​​​

Sebastião Salgado: “Uma maneira de se aproximar espiritualmente do bioma amazônico e das comunidades indígenas”. | Foto: Lucas Pricken/STJ
O fotógrafo comentou que, nas expedições à Amazônia, ele e sua esposa ficaram comovidos com a dimensão e a beleza da floresta. "Acho que minhas fotografias não descrevem 20% dessa beleza maior", disse. "Que nós possamos ver essas fotografias como uma maneira de se aproximar espiritualmente do bioma amazônico e das comunidades indígenas", acrescentou o fotógrafo.

Conhecido por trabalhos como Êxodos (2000) e Gênesis (2013), Sebastião Salgado alcançou projeção internacional ao retratar, em diferentes partes do mundo, dramas sociais profundos, como a desolação causada por guerras e a vida de crianças desabrigadas. Desde 2017, é o primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes da França.

Viagem à Amazônia em realidade virtual

Os participantes do simpósio Povos Indígenas: Natureza e Justiça que visitaram a exposição de Sebastião Salgado tiveram a oportunidade de experimentar também outra forma de imersão na floresta amazônica, por meio do filme Amazônia Viva, resultado de parceria entre a Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) e a produtora Pindorama Filmes.

Com duração de dez minutos, Amazônia Viva – premiado como melhor filme de realidade virtual 360º no Barcelona Planet Film Festival – poderá ser visto, nesta terça (18), na entrada do auditório externo do STJ, onde os óculos de realidade virtual estarão à disposição dos participantes do simpósio.

Visitas à exposição fotográfica precisam ser agendadas

A exposição Povos Indígenas: Natureza e Justiça poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Os interessados devem fazer agendamento prévio nesta página.

Os visitantes que estiverem de carro terão acesso a estacionamento interno pela entrada principal, voltada para o prédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST). É preciso observar as normas de vestimenta para ingresso e permanência nas dependências da corte, especificadas na Portaria STJ 10/2011.

Organizada pelo STJ em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mostra fotográfica conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Veja mais fotos da inauguração da exposição de Sebastião Salgado no Flickr do STJ.