O ministro Sebastião Reis Junior assumiu, nesta terça-feira (24), a presidência da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele sucede a ministra Laurita Vaz, que se aposentou na última quinta (19).
Em nome do colegiado, o ministro Antonio Saldanha Palheiro deu as boas-vindas ao novo presidente. "Antes de ser um jurista – na mais verdadeira acepção da palavra –, Sebastião é um humanista", declarou.
O subprocurador-geral da República que atua perante a turma julgadora, José Elaeres Marques Teixeira, também saudou o ministro e lhe desejou êxito na nova função.
Especializada em matéria penal, a turma também é composta pelos ministros Rogerio Schietti Cruz e pelo desembargador convocado Jesuíno Rissato.
Natural de Belo Horizonte (MG), Sebastião Alves dos Reis Junior se formou em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e se especializou em direito público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Antes de tomar posse como ministro, em 2011, atuou como advogado e consultor jurídico. No STJ, além da Sexta Turma, integra a Terceira Seção e a Comissão de Jurisprudência.