A Secretaria de Comunicação Social (SCO) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a quinta edição da revista digital Panorama STJ, com as reportagens especiais publicadas em 2022. Para acessá-la ou baixar o arquivo em PDF, basta seguir Comunicação > Panorama STJ, no menu superior do site.
Nesta edição multiplataforma, o leitor vai encontrar 34 matérias sobre assuntos que estiveram na pauta dos debates jurídicos e dos veículos de comunicação em 2022, nos mais variados ramos do direito: reconhecimento de pessoas em processo criminal, concursos públicos, tributação, racismo, colaboração premiada, direitos de pessoas transgênero, invasão a domicílio, efeitos da revelia no processo civil e muitos outros.
Enriquecida com ilustrações e links para a legislação e os processos citados nos textos, a publicação pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones. E a quinta edição vem com uma novidade: links que levam o leitor direto ao podcast STJ No Seu Dia no Spotify, que traz um bate-papo com os redatores das reportagens especiais.
As matérias especiais, publicadas aos domingos no site do STJ, passaram a ser produzidas em 2008, com a proposta de condensar em textos jornalísticos a jurisprudência da corte sobre temas específicos.
Cada reportagem traz os julgados mais representativos do tribunal sobre determinado tema jurídico, em uma linguagem que concilia simplicidade e exatidão. Ao acessar a Panorama STJ, tanto os operadores do direito quanto os leitores não especializados podem se informar sobre os principais entendimentos da corte acerca daquele assunto e acompanhar a evolução de suas posições jurisprudenciais.
Para Júlia Azambuja, uma das redatoras da revista, escrever sobre a jurisprudência do STJ é mergulhar em um universo complexo e dinâmico, em que cada decisão proferida, além de definir o curso de um caso específico, orienta a aplicação da lei em nível nacional.
"Ao entrevistar ministros, especialistas e advogados, buscamos capturar não apenas os aspectos técnicos, mas também a essência humana por trás das decisões. Exploramos como essas sentenças impactam os litigantes e a sociedade em larga escala, moldando precedentes que influenciam casos futuros e contribuem para a evolução do direito", disse Júlia.
Segundo Eduardo Moura, coordenador de TV e Rádio do tribunal, a ideia de inserir os podcasts na revista a torna mais moderna e didática. Para ele, os episódios em áudio vão permitir que o leitor tenha um conhecimento mais amplo do assunto e compreenda como cada matéria foi escrita, com a vantagem adicional de poder ouvir os podcasts em qualquer lugar, seja em casa, no carro ou até na academia.
Carlos Felippe Quintanilha, um dos responsáveis pelo design gráfico da revista, destacou que a Coordenadoria de Multimeios tem o papel de tornar a leitura da revista leve e fluida, seja por meio de imagens ou de links interativos. "É um trabalho em conjunto que faz a revista ser tão boa. Cada setor da Secretaria de Comunicação Social é fundamental nessa construção", comentou.