A exposição Povos Indígenas: Natureza e Justiça, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, estará aberta ao público no Superior Tribunal de Justiça (STJ) somente até sexta-feira (1º). As obras retratam a realidade dos povos originários e os riscos aos quais estão submetidos, especialmente nos territórios indígenas da Amazônia Legal.
O acesso à mostra fotográfica, instalada no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do STJ, em Brasília, é gratuito. A exposição, que conta com patrocínio do Banco do Brasil, integrou as atividades realizadas pelo tribunal em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.
Organizada pelo STJ em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a mostra tem o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A exposição fica aberta das 9h às 19h.
Conhecido por trabalhos como Êxodos (2000) e Gênesis (2013), Sebastião Salgado alcançou projeção internacional ao retratar, em diferentes partes do mundo, dramas sociais profundos, como a desolação causada por guerras e a vida de crianças desabrigadas. Desde 2017, é o primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas-Artes da França.