O Superior Tribunal de Justiça (STJ) desenvolveu e adicionou à sua página de Jurisprudência uma nova funcionalidade: quando o usuário iniciar uma pesquisa sobre a jurisprudência do tribunal, o sistema lhe apresentará uma lista de sugestões de Pesquisas Prontas relacionadas ao termo pesquisado.
A novidade permite ao usuário explorar os temas que mais se aproximam do seu interesse. Se quiser, ele pode ignorar essa listagem e continuar a busca por acórdãos, conforme os critérios adotados.
A Pesquisa Pronta é um serviço da Secretaria de Jurisprudência que coloca à disposição do interessado, em tempo real, a jurisprudência da corte sobre os temas mais relevantes para o meio jurídico e para a sociedade. A partir da identificação desses temas, são elaborados critérios de pesquisa para resgatar julgados atuais e representativos do entendimento do tribunal.
Barbara Brito de Almeida, secretária de Jurisprudência, destacou que a ideia de disponibilizar os critérios de pesquisa como sugestões para os usuários surgiu da necessidade de simplificar o acesso à jurisprudência do tribunal.
"Ao oferecer critérios prontos sobre assuntos de interesse para a sociedade, a página permite ao usuário recuperar julgados atuais que refletem o entendimento unificado do tribunal. Nosso objetivo é tornar a pesquisa mais acessível e eficiente para todos que precisam consultar a jurisprudência", disse.