O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi palco, nesta terça-feira (3), do lançamento do livro Liber Amicorum: Homenagem aos 13 Anos de Atuação do Ministro Marco Buzzi na Corte da Cidadania.
Com organização de Aline Gomes Caselato, Andréia Ramos Pereira, Eronildes Aparecido Rodrigues dos Santos e Wilson Furtado Roberto, e prefácio de Kazuo Watanabe, a obra traz 136 textos com reflexões de renomados juristas sobre temas importantes na trajetória do ministro Marco Buzzi, como justiça consensual, direito material e processual civil, direito digital, mediação e conciliação. Além disso, o conteúdo apresenta análises de entendimentos jurisprudenciais adotados em julgamentos que tiveram o ministro como relator.
Buzzi tomou posse como ministro do STJ em setembro de 2011, em vaga reservada a desembargadores estaduais (até então, ele atuava no Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Desde seu ingresso no STJ, faz parte da Segunda Seção e da Quarta Turma, colegiados especializados em direito privado.
Entre os 116 coautores do livro, destacam-se as contribuições dos ministros Humberto Martins, Benedito Gonçalves, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Moura Ribeiro, Reynaldo Soares da Fonseca, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira, todos do STJ. Também participam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Luiz Fux; e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Agra Belmonte e Douglas Alencar Rodrigues.