O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebe, a partir desta terça-feira (6), o Encontro Regional de Integridade Judicial para a América Latina e o Caribe. O evento – que segue até quinta-feira (8) na sede do tribunal, em Brasília – reunirá representantes dos poderes judiciários da região para discutir boas práticas e desafios relacionados à ##prevenção## e ao combate à corrupção.
Entre as autoridades com participação confirmada no encontro, estão a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa; e a representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Elena Abbati.
Também estarão presentes no evento presidentes, vice-presidentes e membros dos poderes judiciários dos seguintes países: Argentina, Bahamas, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nigéria, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, também confirmou presença.
Promovido em parceria com o UNODC, o encontro será realizado em formato de conferência com sessões temáticas interativas, abordando tópicos como justiça digital; uso de novas tecnologias e inteligência artificial; igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; confiança pública no Judiciário e transparência; e independência judicial como pilar do Estado de Direito.
Ao final da conferência, haverá uma sessão plenária em que será adotada uma Declaração de Brasília sobre Integridade Judicial, identificando desafios comuns e propondo recomendações a serem consideradas pelos judiciários da região.
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento precisam se credenciar previamente, enviando nome, CPF e identificação do veículo para o email [email protected].