O Espaço Cultural STJ inaugurou, nesta quarta-feira (7), a exposição Mineiridades, do artista plástico e arquiteto Alexandre Menezes. A mostra, que celebra a herança cultural de Minas Gerais, estará aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 19h, até 4 de setembro. O Espaço Cultural fica no segundo andar do Edifício do Plenários, na sede do tribunal, em Brasília.
Mineiridades, uma homenagem poética à memória e à identidade de Minas Gerais, oferece uma jornada pelas cidades históricas do estado, apresentando releituras criativas de marcos arquitetônicos icônicos na memória coletiva mineira. "É uma alegria trazer um pouco de Minas Gerais para o STJ e para Brasília", afirma Alexandre Menezes ao compartilhar sua paixão pela cultura do estado com o público da capital do país.
Mais do que uma simples ##representação## visual, Mineiridades busca capturar a essência sensorial das cidades mineiras. Menezes transcende o visível e tenta transmitir as experiências auditivas, olfativas e táteis que compõem o ambiente urbano de Minas. Em suas obras, o artista traduz o som das ruas, o aroma das cidades e o calor humano em uma paleta vibrante de cores e formas.
"A arquitetura é o mundo visível, é o que a gente vê. Mas eu tento colocar nas pinturas e nos desenhos além do visível. Então, essas manchas, esses respingos, esses escorridos, para mim têm a ver com aquilo que a gente não consegue ver", comentou o artista durante a apresentação da mostra.