O novo episódio do podcast Rádio Decidendi está no ar, com uma palestra da professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Teresa Arruda Alvim, em que ela faz um paralelo sobre as supremas cortes da Espanha e do Brasil.
A professora destacou a relevância do diálogo entre a doutrina estrangeira e a brasileira, bem como entre membros da magistratura de diferentes países. Segundo ela, atualmente, as decisões das cortes superiores "devem ser definidas à luz de fatos científicos e sociais, e de uma compreensão profunda do padrão ético da sociedade".
A explanação foi feita durante o Congresso Internacional Cortes Supremas no Direito Comparado, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Rádio Decidendi é produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ, em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do tribunal. Com periodicidade quinzenal, o podcast traz entrevistas e debates sobre temas definidos à luz dos recursos repetitivos e outras questões relacionadas ao sistema de precedentes.
O podcast pode ser conferido na programação da Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) às segundas-feiras, às 21h30; e aos sábados e domingos, às 8h30.
O novo episódio já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.