Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai sediar o I Simpósio Internacional pela Equidade Racial: Brasil, Estados Unidos e África do Sul. O evento, a ser realizado no auditório externo do tribunal, é organizado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
As inscrições para o simpósio estão abertas – o público em geral pode fazer a inscrição neste link, e os servidores e servidoras devem fazer a inscrição pelo Portal do Servidor do STJ.
Nos dois dias de evento, autoridades brasileiras, americanas e sul-africanas vão discutir estratégias eficazes para a promoção da equidade racial no Judiciário, avanços e desafios identificados nos três países e as políticas judiciárias a partir do Pacto Nacional pela Equidade Racial no Brasil.
Entre os confirmados estão o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, além das professoras Thula Pires, da PUC-RJ e Lolita Buckner Inniss, diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Colorado Boulder.
O desembargador Rowan Wilson, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Nova Iorque, e Stevan Arnold Majiedt, ministro da Corte Constitutional da África do Sul, representarão o Judiciário norte-americano e sul-africano, respectivamente.
O cantor Chico César fará uma apresentação especial na abertura do evento.
Confira a programação completa do simpósio.