O Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Moraes, proclama: "…Eu possa me dizer do amor (que tive), que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". O amor pode durar meses, anos, a vida inteira, mas pode também chegar ao fim. No início de uma relação, tudo é geralmente maravilhoso, e o casal apaixonado raramente define de forma explícita como será o relacionamento, muito menos como será quando a chama do amor se extinguir. No entanto, é importante lembrar que acordos claros evitam desentendimentos futuros.
A série O combinado não sai caro!, do podcast Contando Causas, produzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), explora exatamente isso: as nuances do amor e do desamor. Desde o contrato de namoro até os regimes de bens, e enfatiza a importância de estabelecer tudo de maneira clara e honesta entre o casal.
Ao longo de três episódios, com entrevistas e histórias reais, o repórter Rafael Porfírio conduz a conversa de maneira descontraída, sem deixar de lado a perspectiva jurídica. Afinal, será que amar é também uma obrigação legal?
A cada episódio, um jornalista da Coordenadoria de TV e Rádio do STJ explica decisões do tribunal sobre temas relevantes para a sociedade, como direito do consumidor, meio ambiente, saúde, família, entre vários outros. O podcast tem entrevistas de especialistas e depoimentos de pessoas envolvidas nos casos.
O objetivo é aproximar o público de temas que são julgados diariamente no STJ, apresentando o entendimento do tribunal de maneira leve e fácil de compreender.
O podcast Contando Causas é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social do STJ e está disponível nas principais plataformas de áudio.
Os episódios do Contando Causas – O combinado não sai caro! estreiam nesta quarta-feira (28). Ouça no Spotify e não deixe de se inscrever para receber novos episódios.