A cerimônia de formatura dos alunos do projeto Falando Direito – uma ação educacional do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) – vai acontecer nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O objetivo do projeto é promover a instrumentalização do conhecimento sobre direitos para a vida pessoal e profissional do cidadão. O conteúdo do curso abrange esclarecimentos sobre os direitos básicos do cidadão: direito à vida, à saúde, à moradia, à proteção da família, à educação, ao trabalho, à aposentadoria, à diferença, à participação democrática, à proteção da coisa pública e direito do consumidor.
O curso também aborda os deveres básicos, tais como o conhecimento e o respeito às leis penais, trabalhistas e ambientais, além dos deveres políticos do cidadão.
O IEDF foi criado com a finalidade inicial de coordenar o projeto Falando Direito, a fim de expandir de maneira coordenada e padronizada o ensino de direitos, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas, alcançando o maior número possível de jovens de escolas públicas de todo o Brasil, tanto de forma presencial quanto online.