A 35ª edição de Arte no Tribunal apresenta a pintura Cobogó, de autoria de Jeff Duprado. A iniciativa valoriza o patrimônio artístico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e promove a cultura brasileira.
Produzida em óleo sobre tela, a obra mede 98 por 98 cm e foi doada pelo autor ao acervo do tribunal durante a exposição Brasília Além dos Palácios, realizada em junho de 2024 no Espaço Cultural STJ.
Em Cobogó, Duprado buscou capturar a essência de Brasília, ao representar uma das imagens mais conhecidas pelos moradores da cidade. Os cobogós são elementos arquitetônicos vazados, geralmente feitos de concreto, tipicamente brasileiros, que surgiram em Recife, na década de 1920, e foram amplamente utilizados nos primeiros prédios residenciais de Brasília. A obra é um registro histórico da arquitetura típica da capital, retratando uma imagem que faz parte não apenas do mundo real, mas também do imaginário coletivo do brasiliense.
Jeff Duprado nasceu em Goiânia, em 1981, e iniciou sua trajetória como artista plástico em 1997, na cidade de Nerópolis (GO), onde viveu desde a infância. Autodidata, adquiriu conhecimento teórico em livros, participando de grupos artísticos e culturais e frequentando ateliês de artistas em cidades como Anápolis e Goiânia.
Estudou artes visuais na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à produção de tintas sustentáveis, extraídas de resíduos ou materiais encontrados na natureza.
O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Referência como ambiente inovador, é amplamente visitado pelos servidores da corte e pelo público apreciador das artes visuais.
O acervo de obras de arte do tribunal conta com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.