Já está disponível no Portal da Transparência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o Painel BI (Business Intelligence) do portfólio estratégico, ferramenta que objetiva trazer mais transparência e simplificar a apresentação de informações sobre as iniciativas estratégicas da corte.
A medida está em consonância com as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelecidas na Resolução 260/2018, segundo a qual deve ser dada transparência ao acompanhamento de programas, ações e projetos de natureza estratégica nos órgãos do Poder Judiciário.
"A cidadania se perfaz com a fiscalização do povo sobre os atos do poder. Esta corte dá mais um passo para se colocar sob os olhares dos seus naturais auditores", afirmou o presidente do STJ, ministro Humberto Martins.
No painel, podem ser encontradas informações relativas a cronogramas, vinculação à estratégia, dados orçamentários, gestores, percentual de execução, estimativas de término e um "farol" que indicará o andamento do projeto.
Todas as ações estratégicas do STJ – inclusive as definidas no plano de gestão para o biênio 2020-2022 – serão visualizadas de forma gráfica, com dados atualizados em tempo real, já que eles estão vinculados aos lançamentos efetuados pelos gestores.
Para Humberto Martins, a iniciativa aproxima o cidadão da administração pública, possibilitando uma gestão moderna e eficiente. "Estamos orgulhosos de colocar em prática esse instrumento, que dará a todos uma visão mais ampla do funcionamento do Tribunal da Cidadania. Queremos que a sociedade se empenhe conosco na nossa missão de eficiência, economicidade e efetivação da Justiça".
Outro ponto de destaque do painel é que ele também atenderá ao público interno, contribuindo para que os gestores possam corrigir possíveis falhas de trabalho na busca de melhores resultados e facilitando o feedback aos servidores envolvidos nos processos produtivos.
"Além de permitir que todos os servidores acompanhem a execução das iniciativas que a administração elegeu como estratégicas, o painel traz uma transparência ativa nos âmbitos interno e externo sobre a execução dessas ações, possibilitando à sociedade acompanhar o seu andamento", acrescentou o secretário de Gestão Estratégica, Montgomery Wellington Muniz.
É por meio dessa gestão participativa que os cidadãos poderão contribuir, instruindo a administração para que adote medidas que atendam verdadeiramente ao interesse público. Quem tiver qualquer sugestão para o portfólio estratégico do STJ pode encaminhá-la pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3319-8859 ou 3319-8063.