"Quantos não estão necessitando, muitas vezes, apenas de uma oportunidade para falar e ser ouvido? O Judiciário somente será viável se permanecer próximo à cidadã e ao cidadão", declarou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, durante a edição de encerramento, no primeiro semestre, do projeto Fale com o Presidente: De mãos dadas, magistratura e cidadania.
A iniciativa inédita da Presidência do STJ chegou à sua sexta edição, com a realização, neste ano, de três encontros presenciais entre o ministro Humberto Martins e cidadãos de todo o país. A próxima edição acontece dia 30 de agosto.
Instituído em outubro do ano passado, o Fale com o Presidente oferece aos participantes a oportunidade de apresentarem demandas ao ministro presidente da corte superior, em uma conversa individual.
Desde o seu lançamento, em 2020, o projeto já atendeu a mais de 50 pessoas. As manifestações registradas são encaminhadas e solucionadas dentro das possibilidades do tribunal. As audiências públicas cumprem todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção da Covid-19.
"Mesmo com a pandemia da Covid-19, nós continuamos atendendo à cidadã e ao cidadão. Este é um tribunal de portas abertas, que caminha lado a lado com a sociedade", destacou Humberto Martins.
Demandas sociais
Os participantes da sexta edição do Fale com o Presidente trouxeram demandas relacionadas aos impactos da crise sanitária mundial no mercado de trabalho.
Em busca da recolocação profissional, a secretária Liliane da Silva elogiou a atenção recebida durante o encontro. "Fui bem acolhida, mesmo sendo uma pessoa comum, sem qualquer indicação", frisou.
Quem também louvou a abertura ao diálogo com o presidente do STJ foi a advogada e concurseira Laura Rodrigues. "Nunca imaginei um dia poder conversar diretamente com um presidente de tribunal, pois sabemos como, em geral, é difícil ter acesso a essas autoridades", ressaltou.
Como funciona
Nas audiências do Fale com o Presidente, cada participante tem até dez minutos de conversa com o presidente da corte. Magistrados, membros do Ministério Público, da advocacia e da Defensoria Pública, bem como lideranças partidárias e autoridades em geral, não estão incluídos na iniciativa, pois receber essas pessoas já faz parte da agenda institucional e de rotina do ministro Humberto Martins.
Os pedidos de inscrição devem ser enviados para a ouvidoria do tribunal, pelo e-mail [email protected].
A solicitação deve ocorrer com até 72 horas de antecedência da data prevista para o encontro. A confirmação é feita até 48 horas antes, pelo e-mail que o cidadão indicar.