3 de outubro de 2023, das 18h30 às 21h
Espaço Cultural do STJ
O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, no dia 3 de outubro de 2023, das 18h30 às 21h, o lançamento dos livros “Em defesa de um conceito jurídico de presunção”, de autoria de Janaina Matida e apresentação do Ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz, e “Os fatos no processo penal”, coordenado por Janaina Matida e Lívia Moscatelli , com prefácio da Ministra Presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura.
“Em defesa de um conceito jurídico de presunção" é o primeiro livro de Janaina Matida. Através do aprofundamento dos principais tratamentos teóricos já desenvolvidos sobre a temática das presunções e a partir da filosofia analítica que caracteriza a escola de raciocínio probatório de Girona, a autora oferece boas razões em defesa de um conceito jurídico de presunção que não a iguale a regras de ônus probatório, a ficções jurídicas ou ao raciocínio inferencial. Refletir sobre o que as presunções devem ser consiste em passo fundamental a quem se interesse por proporcionar maior controle epistêmico e racionalidade à decisão sobre os fatos no contexto jurídico.
Já "Os fatos no processo penal" é uma obra coletiva sobre os principais desafios da prova penal. Organizado por Janaina Matida e Lívia Moscatelli, o livro foi escrito apenas por autoras mulheres, incluindo tanto contribuições inéditas quanto traduções fundamentais ao fortalecimento de uma cultura jurídica capaz de oferecer um adequado tratamento aos fatos.
Janaina Matida
Doutora em Direito pela Universitat de Girona (Espanha). Mestre e Graduada em Direito pela PUC-Rio. Professora de Direito da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Assessora de Ministro do STJ.
Lívia Moscatelli
Mestra em Raciocínio Probatório pelas Universidades de Girona (Espanha) e Gênova (Itália). Mestranda em Processo Penal pela Universidade de São Paulo. Advogada criminalista.
O lançamento do livro será realizado no Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar. O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Brasília-DF. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8521; 8169 ou 8460.