O programa "Despertar Vocacional Jurídico”, criado em 2002, é destinado a estudantes do ensino médio, preferencialmente do 3° ano, das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal e entorno, com possibilidade de expansão para todo o Brasil.
O programa tem como objetivo promover reflexões acerca de atitudes e valores requeridos para o exercício da cidadania, com destaque para o papel do Superior Tribunal de Justiça como garantidor dos direitos de cidadania.
A programação didático-metodológica aborda conhecimentos acerca da estrutura e da história do Poder Judiciário brasileiro, com enfoque no Superior Tribunal de Justiça, e proporciona a participação em uma sessão de julgamento deste Tribunal nos dias em que ocorrem.
Além de viabilizar o contato com profissionais do campo do Direito e experiência promove a reflexão acerca da escolha profissional de forma ampla (extrapolando o âmbito jurídico), tratando de temas como autoconhecimento, felicidade e escolha profissional consciente.
O programa está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações pessoais de identificação coletadas são utilizadas apenas para viabilizar o agendamento das visitas presenciais ou virtuais. Uma vez cumprido esse propósito, os dados são mantidos para a gestão da memória por prazo indeterminado.