O programa "Despertar Vocacional Jurídico" foi criado em 2002 para ajudar vestibulandos a definir sua carreira profissional, bem como identificar potenciais estudantes de Direito. A iniciativa foi inspirada em pesquisas que revelaram a hesitação de muitos vestibulandos quanto à sua vocação ocupacional.
Alunos de nível médio do Distrito Federal e região podem participar de visitas dirigidas ao STJ, que busca informar, apoiar e esclarecer dúvidas, de modo a tornar a escolha profissional uma decisão mais autônoma e consciente..
O programa beneficia tanto os estudantes quanto o Tribunal, permitindo um contato maior com a sociedade e a divulgação de seu papel institucional. Além disso, possibilita ao STJ cumprir um preceito constitucional: a responsabilidade de toda instituição pública em contribuir na formação educacional e cidadã dos brasileiros.
O projeto está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações pessoais de identificação coletadas são utilizadas apenas para viabilizar o agendamento das visitas presenciais ou virtuais. Uma vez cumprido esse propósito, os dados são mantidos para a gestão da memória por prazo indeterminado.