Gestão Sustentável
 
 
 
 
04/04/2019 12:57

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A implantação da gestão sustentável no STJ passou a ocorrer de maneira mais estruturada a partir de 2008 com a criação do Programa de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), vinculado à Diretoria-Geral.

A atuação inicial do PRSA se baseou nos seguintes eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA): uso consciente dos recursos naturais, qualidade de vida no trabalho, sensibilização para a sustentabilidade, compras e construções sustentáveis e gestão de resíduos.

Em 2010 o Tribunal aderiu formalmente à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), renovando sua adesão em 2012 e em 2017 e assinando o Acordo de Cooperação Técnica entre o STJ e o MMA em 2017. Em 2012 o STJ publicou sua Política de Sustentabilidade por meio da Portaria STJ/GDG n 293/2012.

Consolidando a importância da Sustentabilidade como um dos valores institucionais do Planejamento Estratégico do STJ, a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) foi criada em 2014 como unidade subordinada ao Gabinete da Presidência.

Em atendimento à Resolução CNJ n. 201/2015 e à Resolução CNJ n. 400/2021, desde 2015 a AGS coordena, elabora e monitora o Plano de Logística Sustentável do STJ (PLS-STJ). Entre julho de 2017 e setembro de 2018, a unidade também foi responsável pelas ações de acessibilidade e inclusão no STJ e pelo cumprimento da Resolução CNJ n. 230/2016.

Em alinhamento à Resolução CNJ n. 400/2021, a unidade passou a se denominar Assessoria de Gestão Sustentável (AGS) a partir de 2022 e atualizaou a Política de Sustentabilidade do STJ por meio da Portaria STJ/GDG n. 4 / 2024.